fbpx
Bravo Desenvolvimento e Gestão Lean Seis Sigma
O ciclo PDCA

O ciclo PDCA

16 de março de 2020
Na atualidade a sobrevivência das organizações está condicionada à sua capacidade de atingir e superar resultados que atendam as necessidades dos clientes e das partes interessadas, e que garantam a competitividade.

Em uma organização, considera-se que 100% dos problemas operacionais, decorrem da rotina. As operações do dia a dia devem funcionar com perfeição para se atingir metas mais desafiadoras.

Algumas Ferramentas de Qualidade podem ser utilizadas para atingir as metas. Uma delas é o Ciclo PDCA: P (PLAN): Planejar; D (DO): Fazer, Executar; C (CHECK): Checar, Verificar; A (ACT): Agir:

O ciclo inicia com o planejamento, focando na parte estratégica, no levantamento e análise de informações, após é colocado em prática o que foi planejado, o que gera a necessidade de analisar constantemente a implantação das ações. Por meio da análise e comparações das ações que foram planejadas, com o resultado final verifica-se os problemas e falhas que ocorreram durante o processo. A partir daí o gestor implanta novas medidas de correções iniciando novamente o ciclo.

Objetivos da implantação do ciclo PDCA:

- Planejar o processo, executar, prever falhas, resolvê-las e conferir os resultados.
- Utilizar em quaisquer áreas.
- Promover a melhoria contínua de um processo.
- Contribuir no entendimento do surgimento de um problema, como pode ser solucionado e focar na causa e não em suas consequências.

Geralmente o objetivo do ciclo é verificar, de forma contínua e sem intervalos, o controle e melhoria dos produtos e processos. Tem como função principal o aperfeiçoamento dos processos, reconhecendo as causas dos problemas e promovendo soluções. O processo é construído por atividades planejadas e recorrentes e sem um término determinado.

A implantação do Ciclo PDCA na sua empresa poderá tornar os processos de gestão mais ágeis e objetivos, melhores a cada dia, podendo atingir excelentes resultados na gestão do negócio.

A Bravo DG conta com um serviço de consultoria que pode te ajudar a entender melhor como implantar essa e outras metodologias na sua empresa, visando sempre a melhoria na gestão e a otimização dos resultados. Para saber mais sobre o nosso serviço de consultoria, clique aqui.