fbpx
Bravo Desenvolvimento e Gestão Lean Seis Sigma
Equipes de Alto Desempenho: conheça 6 características indispensáveis para a sua equipe

Equipes de Alto Desempenho: conheça 6 características indispensáveis para a sua equipe

5 de março de 2020
Todo negócio necessita de equipes altamente treinadas e habilidades com alto desempenho. Mas, equipes com essas habilidades ajudam o negócio a prosperar? Facilita as negociações?

Sem dúvida! Equipes com potencial diferenciado podem ajudar o negócio a prosperar, desde que haja excelência nos produtos oferecidos e nos serviços prestados.

As equipes de alto desempenho possuem competência e comprometimento elevados com as atividades individuais e com a empresa.

Pessoas que compõem essas equipes partilham da mesma visão, valores e objetivos. A interação, a união e valores éticos são compartilhados e o que há de melhor em cada um, permite que a organização consiga bons resultados.

As equipes de alto desempenho se nivelam aos objetivos estratégicos, às demandas do mercado e capacitadas para trazerem os melhores resultados para a empresa.

Porém, é necessário entender que características esse grupo de profissionais precisa ter e/ou desenvolver para chegar ao nível de excelência do “alto desempenho”
Algumas das características dessa equipe:

1 – Liderança: que seja bem definida: os membros não podem ter dúvidas em relação a quem recorrer e a quem solicitar a decisão final. Os líderes devem estar presentes nas rotinas de trabalho e incentivando.

2 – Autogerenciamento: cada membro é responsável pelas suas funções. Mesmo com a presença do líder, o liderado deve gerenciar o próprio tempo, decisões e a execução das suas tarefas.

3 – Multidisciplinaridade: a equipe de alto desempenho é o conjunto de pessoas com conhecimentos, culturas, origens e formações diversas atuando em sinergia em busca de melhores resultados. As habilidades individuais podem se complementar, todos colaboram entre si e alcançarão os melhores resultados.

4 – Antecipação: estas equipes projetam olhar para o futuro, refletem à frente. Com esse comportamento previnem-se problemas e situações capazes de comprometerem o desempenho coletivo.

5 – Comunicação assertiva: sabem se comunicar muito bem e são assertivos – demonstram segurança, decisão e firmeza nas atitudes e palavras. Os membros entendem que a comunicação assertiva e eficiente impacta nos resultados. São realizadas reuniões periódicas para acompanhamento e a troca de experiências e feedbacks são compartilhados. A comunicação interna é reconhecida.

6 – Colaboração: é essencial para alcançar o desempenho elevado. Os membros são cooperativos entre si e não apenas em suas tarefas. Sendo assim, conseguem trabalhar com mais consistência.

Diante dessas informações, percebe-se que focar no desenvolvimento dos colaboradores é ação que gera resultados benéficos, tanto para eles quanto para a empresa, que poderá formar profissionais de alto desempenho e melhorar os resultados da organização. Para isso, conte com as certificações Leans Seis Sigma da Bravo DG. Saiba mais a respeito dos nossos cursos e inscreva-se nas próximas turmas clicando aqui.