fbpx
Bravo Desenvolvimento e Gestão Lean Seis Sigma
Como aumentar a produtividade da sua equipe? Descubra!

Como aumentar a produtividade da sua equipe? Descubra!

10 de outubro de 2019

A produtividade da equipe é uma das questões que está constantemente em pauta quando falamos de negócios. Formas de ganhar tempo, aumentar as entregas, diminuir retrabalho e até mesmo melhorar a qualidade das tarefas de cada colaborador... Tudo isso afeta diretamente a produtividade de uma equipe.



E quando tocamos no assunto, um dos principais questionamentos é: Como aumentar a produtividade da minha equipe?



A Bravo — Desenvolvimento e Gestão está aqui para te dar algumas dicas sobre como é possível aumentar a produtividade da sua empresa com mudanças de hábitos simples, mas efetivas.



Comunicação de objetivos, expectativas e atuações



Quando se trata de melhorar a produtividade, a comunicação é essencial para que haja um aperfeiçoamento rápido dessa questão. Deixe bem claro para cada membro da equipe que participa ativamente dos projetos qual o seu papel em todo o processo. Além disso, informe quais objetivos e expectativas todos devem cumprir para que o projeto seja considerado um sucesso. Deixar claro todos esses itens facilitará o entendimento e agilizará os procedimentos necessários para concluir a tarefa.



Redução de tarefas desnecessárias



Nesse tópico o que você deve se perguntar é quais etapas do processo são realmente necessárias e quais podem ser excluídas. Uma reunião semanal é útil para a equipe ou pode ser excluída? Há necessidade de relatórios todos os dias ou um prazo maior pode ser estabelecido? Repense os processos que ocorrem na empresa e entenda quais são necessários ou não.



Nem todas as reuniões são perda de tempo!



Apesar de muitas reuniões em curto espaço de tempo serem pouco produtivas, algumas outras são necessárias para checar o desenvolvimento do projeto e reassegurar tarefas. Além disso, durante as reuniões é possível corrigir e entender erros nos processos. Por isso, não deixe de fazer reuniões regulares, mas não em excesso.



Mantenha a equipe saudável (literalmente)



Manter uma equipe bem disposta é um dos requisitos básicos para um bom desempenho. Colaboradores doentes e desmotivados atrasam ainda mais os projetos e dificultam a entrega final. Deixe o local de trabalho com frutas e alimentos saudáveis, além de criar um espaço agradável para todos.



Ferramentas que podem ajudar nos processos



Se você tiver a melhor equipe do mundo, mas não fornecer bons equipamentos e uma infraestrutura de qualidade para que trabalhem, o desgaste vai ser enorme e o resultado pouco eficiente. Por isso, invista em ferramentas, softwares e até mesmo cursos de metodologias que melhorem a produtividade dos colaboradores.



Investir na qualidade do trabalho dos funcionários é, também, investir em uma maior produtividade e, por consequência, em um maior lucro. E uma das metodologias que pode ajudar a estabelecer bons processos e uma produtividade satisfatória na sua empresa é o Lean Seis Sigma. Entenda um pouco melhor baixando o ebook que preparamos para você e comece já sua jornada pelo Lean Seis Sigma.